sexta-feira, 27 de julho de 2012

Estêncil


O QUE É ESTÊNCIL?

Estêncil (ou stencil) é um molde com recortes vazados que formam figuras. Para estampar usando esta técnica, o molde vazado tem de ser fixado sobre uma superfície para que a tinta seja aplicada. A tinta que atinge a superfície sob o molde fica delimitada pelos espaços vazados, reproduzindo a figura. O estêncil é utilizado para imprimir desenhos sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido. O molde pode ser feito de papel, plástico, metal, vinil, madeira… desde que o material seja maleável, resistente à aplicação da tinta e fácil de cortar.

COMO FAZER O ESTÊNCIL?

A técnica do estêncil é a forma mais simples, rápida e barata de estampar tecidos ou demais superfícies. Pode ser realizada por qualquer pessoa, mesmo sem experiência em métodos de impressão. Esta técnica, porém, requer duas habilidades básicas: precisão no corte do molde e atenção à quantidade de tinta a ser aplicada.

MATERIAL PARA CONFECCIONAR O MOLDE

  • Radiografias antigas, lâminas de acetato ou folhas de transparência
  • Estilete ou bisturi (para cortar o estêncil)

PASSO-A-PASSO

Se for usar radiografias, é importante deixá-las transparentes. Isso facilitará a visualização do desenho no momento de cortar o estêncil.
Para apagar as imagens das radiografias basta colocá-las por alguns minutos numa solução de água com cloro (ou água-sanitária) — se for usar o cloro não é necessário colocar muito. Faça isso num tanque para facilitar a limpeza.
Depois de mergulhadas na solução, a “tinta” das radiografias começará a se dissolver. Use uma esponja macia para limpá-las. Se quiser, use também luvas de borracha para não expor a pele ao contato direto com a solução de água e cloro.
Enxágüe as lâminas e deixe-as secar penduradas num varal ou enxugue-as com um pano macio.
Lâminas de acetato devidamente limpas e prontas para serem cortadas. A vantagem de se usar as radiografias é que, além da reciclagem, elas costumam ser mais espessas e resistentes do que as transparências.
Antes de cortar o molde é preciso ter pronto o desenho que se pretende estampar. Evite motivos demasiado detalhados e preste atenção para não criar áreas isoladas que acabem sendo cortadas para fora do molde (as “ilhas”) — ou então use “pontes” para ligar as ilhas ao restante do estêncil.
Motivo floral desenhado com caneta hidrocor numa folha de papel A4. Se preferir, você também pode usar imagens feitas no computador, impressas em papel comum ou nas transparências. Se for habilidoso, poderá desenhar diretamente sobre o acetato.
Dependendo do motivo, ele poderá ser “desmembrado” e desenhado separadamente. Acima, folhas e caule a serem usados com a flor mostrada anteriormente. Observe os 2 segmentos ao longo do caule. Apesar de não ser propriamente uma “ilha”, achei melhor acrescentas duas “pontes” (os segmentos) a fim de que, na hora do corte, o molde não ficasse demasiado frágil.
A vantagem dos desenhos separados é que cada um gera um estêncil individual e, conseqüentemente, a possibilidade de estampas distintas — usando-se os motivos combinados ou isoladamente.
Antes de cortar o estêncil fixe o acetato sobre o desenho (ou vice-versa) usando durex ou fita crepe.
Posicione o acetato com o desenho sobre uma superfície sólida, de preferência vidro ou mármore, pois o estilete deslizará mais facilmente — e vai evitar que a mesa que estiver sendo usada como apoio seja danificada. Prenda (com fita crepe ou durex) o desenho e o acetato sobre a superfície para que eles não se movam acidentalmente no momento do corte. Com um estilete ou faca de corte comece a vazar o acetato firme e cuidadosamente, seguindo traçado do desenho fixado sob ele.
Observe atentamente cada desenho antes de cortá-lo e verifique a melhor forma de fazê-lo. No caso desta flor, o corte começou a ser feito do centro para as pontas, pois é mais fácil obter firmeza deste modo. Em motivos com elementos grandes e pequenos, comece cortando os menores e vá passando aos maiores gradativamente. Um corte bem feito é a base de um bom estêncil, pratique bastante o recorte antes de produzir seu molde.
 Depois de inteiramente cortado, separe o molde do desenho no papel. Se sua estampa for composta por mais de um motivo, repita os procedimentos acima para cada um dos moldes.
Os dois estênceis com motivo floral prontos para servirem como moldes na estamparia artesanal de tecidos.

Fonte:  Wagner Campelo
           http://padronagens.wordpress.com/2010/10/28/estamparia-artesanal-estencil-1%C2%AA-parte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário