sábado, 26 de fevereiro de 2011

Como Imprimir Papel para fazer Decoupage

 

Em muitos trabalhos de découpage você pode utilizar, não só o guardanapo próprio mas também imprimir as figuras do computador.
No entanto essa impressão tem que ser a laser para melhor resultado, além disso você pode usar um papel melhor que o sulfite, neste caso use o Couche.
O papel Couche tem uma consistência melhor e já vem com brilho. Esse papel é muito utilizado pelo mercado para fazer folhetos, volantes, malas-diretas, cartazes, revistas, enfim, uma variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem qualidade e brilho.

Como fazer:

Materiais: papel Couche brilhante A4 90 grs; goma laca incolor para impermeabilizar; cola branca (do rótulo azul); pincel de cerdas macias; impressora a laser.

1º Escolha as figuras e arrume-as de maneira que a folha possa ser bem utilizada;

2º Leve para imprimir em impressora a laser;

3º Depois de impresso, passe uma demão de goma laca incolor no verso da figura. Deixe secar por pelo menos uma hora (pendure no varal pela ponta);

4º Na frente da figura, passe uma demão de goma laca incolor, COM MUITO CUIDADO, para não borrar, passando o pincel em um único sentido, e uma única vez sobre a figura. Deixe secar por pelo menos uma hora;

Obs: Entre uma demão e outra, limpe bem o pincel com àlcool e deixe secar para uma nova utilização.

5º Depois disso o papel está pronto para recortar e colar onde você preferir. Para colar em latinhas, sabonetes e/ou peças em MDF utilize cola branca.

6º Depois de colar na superfície desejada, use um pincel com as cerdas bem macias e passe uma mão generosa da Laca acrílica. A laca seca rápido, então procure não passar duas vezes no mesmo lugar que fica colando. Se quiser pode passar uma 2ª mão.

Fonte: Artes da Tata

DICAS:
- As imagens impressas em papel sulfite não servem para aplicar em tecido, somente o guardanapo que dá certo.

- Em materiais de MDF para fazer decoupage com fotos, usa-se xerox colorido da foto, pois a foto original estraga.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.







Materiais: 1 caixa redonda; 1 guardanapo com motivo de flores; termolina leitosa; tinta plástica (verde vessiê, verde inglês claro, amarelo de cádmio claro, branco de titânio); verniz mordente; verniz craquelê; purpurina; verniz geral; pincéis nas séries 815-14, 483-14 e 181-14

Execução:

1 - Misture a tinta plástica branca com um pouco de verde e pinte a caixa e a tampa.
2 - Recorte o motivo do guardanapo, retire a folha dupla e despreze. Cole o motivo sobre a tampa da caixa.
3 - Incremente o desenho, pintando com suaves pinceladas, folhas e galhos com a tinta acrílica verde verssiê.
4 - Faça miosótis com a tinta acrílica na cor branca. Pinte o miolo com amarelo.
5 - Depois da pintura seca, aplique 3 demãos de verniz mordente, respeitando um espaço de 1/2 h de uma demão para a outra. Aplique sobre a découpage e em toda a lateral da peça. Nâo é necessário aplicar na parte interna. Deixe secar por 1/2 h.
6 - Depois de seco aplique 3 demãos de verniz craquelê. Respeite um intervalo de 1/2 h ou até que perceba que as secagem está completa.
7 - Acelere o processo de secagem com o secador, para obter o efeito craquelado;
8 - Com a ponta do paninho, aplique a purpurina e o efeito craquelado aparecerá.
9 - Da mesma forma passe a purpurina nas laterais da tampa e da caixa. Finalize aplicando uma demão de verniz geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário